Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Azul-cobalto: o que é e como usar na decoração?

0 64

Dentre todos os tons de azul existentes, neste conteúdo vamos falar mais sobre a cor azul-cobalto. Através desta leitura, iremos te informar como identificar a cor azul-cobalto, bem como criar tons dele com tinta azul, dar dicas de como usá-lo e te mostrar um pouco mais de sua origem.

Nas decorações de ambientes em si ou de peças, e produtos comprados prontos para serem estilizados, como a maioria já sabe, as cores têm um papel muito importante quando o assunto é decorar. Com um certo conhecimento direcionado, somado a ideias criativas de qualidade, os resultados da sua decoração podem ficar surpreendentes.

O que é a cor Azul-cobalto?

O azul-cobalto é um tom de azul muito bonito, ele pode ser identificado como um tom entre os claros e escuros do azul. Ficando longe do azul-claro e também dos tons mais escuros de azul, como um meio-termo muito vívido e bonito aos olhos de quem vê.

O que é a cor Azul-cobalto?
Fonte/Reprodução: original.

Há algum tempo a cor azul-ultramar também estava em seu ápice e ficando cada vez mais conhecida, porém, o pigmento azul-ultramar era muito caro para ser produzido, afinal, em sua fabricação eram usadas pedras semipreciosas. Então, depois de alguns anos, surgiu o pigmento azul-cobalto, como uma alternativa para o azul-ultramar, e com preços mais acessíveis pela sua fabricação ser mais barata.

Como é a cor Azul-cobalto?

Resumindo, a cor azul-cobalto pode ser definida como um tom mediano e opaco do azul, ficando entre os tons mais escuros e os tons mais claros como um “azul intermediário”. 

O azul que estamos falando é uma cor fria, que pode facilmente, ser confundida com o azul-ultramar, e passar diversas sensações ao ser visualizado por nós. Alguns exemplos das sensações da cor azul são: 

  • Confiança;
  • Paz interior;
  • Relaxamento físico.

Os tons de azul quando bem utilizados em decorações e peças artesanais com tinta, podem ter resultados surpreendentes! Alguns exemplos, de como a cor azul-cobalto pode ser usada em diversos planejamentos, são em peças de decoração, desde móveis até vasos ou tapetes, papeis de parede e claro, como cor de uma parede.

Azul-cobalto é a cor do momento!

A cor azul-cobalto vem sendo cada vez mais utilizada em decorações, no mundo da moda, e atualmente em 2022, continua longe de ser esquecida, os tons azuis já são conhecidos e explorados pelo nicho da decoração e moda já faz algum tempo.

Sabendo que este azul é uma cor fria, é interessante pensar em utilizar outros tons de azul e tons quentes para alternar em suas composições, criando assim, um equilíbrio entre tons quentes e frios e produzir um resultado deslumbrante, e de acordo com a sua criatividade e seu gosto pessoal.

Como fazer a cor Azul-cobalto

Como a maioria das outras cores, o azul-cobalto pode ser feito combinando a cor azul em tonalidade padrão, com outros azuis mais escuros ou até a tinta preta em si! 

O que vale como dica para criar uma tonalidade de cobalto, é ter em mente como é o resultado do tom que você deseja alcançar, decidido isto, com a ajuda de imagens ou de uma paleta de cores dos tons de azul, o resto fica por conta da proporção de tinta aplicada aos poucos, mexendo e diluindo o pigmento sempre antes de adicionar mais, para assim ver o seu resultado.

Com isso, terminamos o nosso pequeno tour sobre a cor azul-cobalto, esperamos que todas as informações dispostas neste post sejam relevantes, e que você faça muito bom uso do que aprendeu aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.