Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

As cores do reino animal: conheça todas as curiosidades

0 7

As cores do reino animal podem até gerar o efeito de maravilhar a nós, humanos, mas há razão para elas existirem, e está intimamente ligada à sobrevivência das espécies. Em especial nos ambientes selvagens, como as florestas, as savanas e os mares.

Uma lagarta muito colorida se arrasta por um tronco de árvore. O verde vivo de seu corpo ondulante imediatamente assalta nossas vistas, mas para a lagarta essa cor é um verdadeiro chamariz para atrair presas. Já a cobra, que pode ter coloração marrom, verde e preta, possui um couro que existe para confundir os olhos, mas o motivo para isso também é a caça.

Veja a seguir como as cores do reino animal fazem parte da sobrevivência dos bichos no mundo. Conheça as cores mais comuns, as mais populares e de que forma os animais usam as cores.

Quais são as cores mais comuns no reino animal?

De todas as cores do reino animal, as mais fáceis de achar são o marrom e o preto. É fácil ver esses tons até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos, e bichos de fazenda, tal qual o cavalo, o cabrito e o boi.

Quais são as cores mais comuns no reino animal?
Cores comuns. Fonte/Reprodução: original.

Essa tonalidade existe por conta de um pigmento chamado melanina. O nome soa familiar porque se trata do mesmo pigmento presente nos cabelos, pelos e pele humana. Quanto mais melanina uma pessoa tiver, mais escuro será o seu tom de pele. Isso também vale para os animais.

Uma jiboia, por exemplo, é marrom e preta em todo o seu corpo. Mas a versão albina da mesma cobra possui o mesmo padrão de estampa no couro, apenas com pouquíssima melanina, o que modifica suas cores.

Qual é a cor mais popular no reino animal?

É possível dizer que as cores do reino animal que puxam para os tons de azul, amarelo, roxo e verde são as mais populares. Essas são cores atraentes para os seres humanos, mas também para os próprios animais.

Qual é a cor mais popular no reino animal?
Cores populares. Fonte/Reprodução: original.

Por exemplo, o pavão, com sua penugem única, usa as cores e o movimento da cauda para atrair as fêmeas. As araras brasileiras, como a ararinha azul, também são animais populares devido a sua distribuição única de cores brilhantes.

Como os animais usam as cores?

Os bichos podem usar as cores tanto para se camuflar, como as corujas, cobras e os lagartos. Mas existem bichos, como as aranhas, cobras e sapos venenosos, que usam vermelho para afugentar predadores.

Um caso interessante é da cobra coral, que possui duas espécies: uma “verdadeira”, ou seja, venenosa, e uma “falsa”, que não possui veneno. Mas elas são idênticas na distribuição da cor, que são as listras de vermelho, preto e branco. A cobra coral “falsa”, que é inofensiva, se utiliza de suas cores para ganhar em cima da fama da cobra coral verdadeira, sendo a real predadora.

Quais cores fazem com que os animais se destaquem em seu ambiente?

Cores muito brilhantes, como o vermelho, o verde-fluorescente, o amarelo, o azul, o laranja e o roxo dão destaque aos animais em qualquer ambiente. Esse destaque pode servir como uma identidade, para que seres da mesma espécie se identifiquem entre si. Também podem servir como proteção ou como um aviso para que as presas tenham cuidado.

Quais cores ajudam os animais a se camuflar?

Os animais que mais se camuflam na natureza são os de cor preta e marrom, pois suas cores os ajudam a se misturar ao ambiente.

Vale o destaque para a lesma do mar, que além de ser venenosa, possui uma listra preta e um corpo azulado, de forma que se camufla nas águas e engana suas presas.

Quais são as cores menos prováveis de serem encontradas no reino animal?

As cores do reino animal mais raras são os tons de rosa e roxo. Embora elas existam, essas cores são muito particulares de suas espécies. O flamingo, por exemplo, é reconhecido especialmente pela sua coloração rosa.

Quais cores são encontradas no reino animal, mas não no reino vegetal?

Visto que os pigmentos que dão cor a plantas e animais são os mesmos, como a melanina e os carotenóides, não é correto dizer que existem espécies no reino animal que possuem cores diferentes do reino vegetal. O fundo dos mares exemplifica bem esse fato, pois lá há plantas e animais que reluzem na superfície das águas com cores semelhantes.

Qual é a cor mais comum no reino animal?

A cor mais comum no reino animal é o marrom, por conta da abundância de melanina nas espécies. É a cor mais encontrada entre os mamíferos. Embora existam muitas aves coloridas, os tons de preto e marrom ainda são os mais comuns, especialmente quando é para diferenciar macho e fêmea entre as espécies.

Como os animais daltônicos veem o mundo?

Dentre tantas cores do reino animal, existem bichos que veem apenas duas cores. Esse é o caso dos gatos e dos cachorros, que enxergam somente tons de azul e verde.

O que acontece quando os animais veem cores que não existem na natureza?

Há espécies de animais que possuem um pigmento extra que é ultravioleta, e dessa forma conseguem ver cores que, para nós, humanos, não são visíveis.

Entender como funcionam as cores do reino animal é uma forma de perceber como a natureza funciona em perfeita harmonia, até mesmo em algo predatório como a cadeia alimentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.