A influência das cores dos olhos! Conheça características muito interessantes!

A influência das cores dos olhos! Conheça características muito interessantes!

Conforme a iluminação do dia as cores dos olhos podem mudar. Você já pensou sobre coisas relacionadas a isso? Em como as cores dos olhos mudam? Ou em que momento essas cores foram determinadas para você? Então, as cores dos olhos são passadas a você de maneira genética, onde vários genes atuam para a definição.

Existe a íris responsável por colorir e a melanina, essa determina as cores, caso ocorra falta de melanina a íris se torna branca e os demais excessos pretos, isso é o que faz as pessoas terem suas tonalidades, cores únicas e específicas, claro que tudo isso vai ter seguimento a partir de sua genética.

Como são escolhidas as cores dos olhos antes do nascimento?

Sabemos que as cores dos olhos são determinadas geneticamente, e nessa trajetória, leva cerca de um ano para desenvolver completamente a cor dos olhos de uma criança. Décadas atrás, os cientistas tinham a convicção de que as cores dos olhos se determinavam por um único gene, porém, com o aumento da tecnologia, as descobertas relacionadas a isso, comprovaram que vários genes influenciam para essas cores.

Como são escolhidas as cores dos olhos antes do nascimento?
Como acontece. Fonte/Reprodução: original.

O desenvolvimento de cores tem início na íris, as cores dos olhos são combinações, onde, três pigmentações produzem no estroma camadas da íris, esses pigmentos são; melanina, que produz o pigmento amarelo-marrom; feomelanina, que produz o pigmento laranja-avermelhado e a eumelanina, que produz o pigmento marrom-escuro.

E são essas combinações que decidem as cores finais dos seus olhos, porém, para um recém-chegado, o mais comum são os olhos escuros e essa tonalidade se relaciona ao tom da pele do bebê, os caucasianos costumam nascer com cores azuis ou cinzas, enquanto bebês negros, asiáticos e hispânicos, costumam ter olhos pretos ou castanhos.

Como a herança genética influencia as cores dos olhos?

As cores dos olhos são definidas pelo fator genético e isso é uma verdade, porém, pode ocorrer tentativas de adivinhas as cores dos olhos de um bebê, a partir dos pais, se eles tiverem olhos azuis ou castanhos, o provável é que a criança também os tenha. Porém, mesmo com genes iguais, a possibilidade de uma diferença na cor dos olhos do bebê com a dos pais é bem comum.

Como a herança genética influencia as cores dos olhos?
Herança genética. Fonte/Reprodução: original.

Essa possibilidade se torna real a partir dos avós, caso tenham olhos azuis, aumentam e muito a chance do bebê possuir a mesma cor, e caso um dos pais tenha olhos claros, e os avós castanhos, a probabilidade do bebê nascer com olhos escuros é bem alta. 

Se um dos pais tiver olhos verdes e outro castanho a possibilidade de nascer com olhos verdes é grande, porém, a predominância vai ocorrer segundo os genes, até porque aos 3 meses as cores nos olhos do bebê pode mudar.

Como tentar prever a cor dos olhos do seu bebê?

Especialistas afirmam que as cores dos olhos de uma pessoa é um processo gradativo e bem complexo, justamente pelo fato de existir combinação genética que influencia as cores finais dos olhos, o mínimo de espera é de três meses e o máximo é de seis, ao longo desse período, as cores vão sofrendo modificações, durante essas 12 semanas de vida. Não se empolgue tanto caso seu filho venha com olhos claros, eles podem escurecer rápido demais. 

Curiosidades sobre as cores dos olhos verdes

Pode acreditar quando digo que 2% da população mundial contém esses olhos verdes, essa é a cor mais rara para olhos, e cerca de 16% são da germânica e celta. Por essa cor possuir raridade, vários mitos e fatos a rodeiam e tonam tudo mais intrigante, veja a seguir algumas curiosidades;

Cor de olhos mais atraente

A all about vision fez uma pesquisa online e mais de 20% dos votos foram para olhos verdes como os mais atraentes, 16.9% foram para azuis-claros, 16% cores avelãs e 15.2% azuis-escuros.

São olhos raros

Você sabia que possuir olhos verdes é extremamente raro? Anteriormente eu disse que apenas 2% da população mundial contém, mas o que eu não especifiquei, é que essa cor perde apenas para o cinza, violeta ou vermelho e claro, para a heterocromia, quando cada olho possui uma cor diferente.

A íris não é verde

O mais básico é que olhos verdes possuam pouca melanina, pigmentos amarelados e comprimentos de onda azul, o comum é usar o termo olhos verdes, porém, não é exatamente assim, ele não é todo verde, a íris só parece ser esverdeada, mas se você reparar bem, é um misto de cor magnífico. 

O sexo feminino tem mais chance de possuir olhos verdes

Aparentemente não sabem o porque, mas os olhos verdes são mais comuns em mulheres do que homens. Um estudo publicado pelo Jounal of statistics education, disse que 18% das mulheres possuem olhos verdes, enquanto apenas 12% dos homens contém essa cor rara. Os pesquisadores acham necessário a coleta de mais dados, em lugares diferentes, outros estudos comprovaram semelhança.

Olhos verdes e seus riscos relacionados a saúde

Esses olhos possuem riscos a saúde, beleza nunca vai ser tudo, porém, não é uma exclusividade da cor, e dou graças por isso. O fato é que todo e qualquer olho claro pode desenvolver uma categoria específica de câncer, isso ocorro pela ausência da pigmentação, deixando os olhos claros desprotegidos contra a luz ultravioleta, e se não sabiam, os olhos claros são extremamente sensíveis à luz.

Características interessantes sobre as cores de olhos castanhos

Os olhos castanhos, em sua grande maioria, aparentam possuir olhos pretos, porém, não existem olhos da íris preta, esses olhos são considerados os mais comuns mundialmente, eles são os genes dominantes e, eles são olhos azuis com melaninas extremamente concentradas, isso de acordo com pesquisas recentes. E existe um procedimento estético feito por laser que pode tornar os olhos castanhos permanentemente azuis, legal a ideia? 

O ideal é saber, cada olho é único, cada cor é única e se olhar direito, você vai perceber um planeta lindo dentro da sua íris. Não se sinta mal por não ter olhos claros ou por querer ter olhos escuros, cada olho é perfeito a sua própria maneira e nada mais emocionante do que apreciar o que ganhou com muita gratidão.


Comments

3 respostas para “A influência das cores dos olhos! Conheça características muito interessantes!”

  1. […] A influência das cores dos olhos! Conheça características… […]

  2. […] As impressoras não utilizam as cores primárias por conta do sistema utilizado por elas na impressão, o CMYK. Esse sistema é o que permite que as cores das impressões sejam mais vivas e mais visíveis pelo olho humano, em uma combinação inteligente que leva em conta os papéis que são frequentemente usados em impressões, o olho das pessoas que vê a cor e a incidência de luz. […]

  3. […] os especialistas em cores, o bege tem ligação à calmaria e a tranquilidade. Além disso, ele pode trazer a sensação de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *